Todo exame de sangue deve ser feito em jejum? - LabVida

Todo exame de sangue deve ser feito em jejum?

10/12/2017 por

A dúvida sobre se o exame de sangue deve ser feito em jejum é comum nos pacientes que terão de passar pelo procedimento. O jejum é muito importante e deve ser respeitado sempre que o médico julgar necessário, pois a ingestão de alimentos pode interferir nos resultados. Isso ocorre, principalmente, quando é preciso avaliar a quantidade de determinada substância, como colesterol, triglicerídeos ou açúcar, por exemplo.

Entende-se como jejum o tempo em que o paciente deve se privar de ingerir alimentos.

O período de jejum, em horas, depende do exame de sangue que será realizado. Contudo, a maioria deles requerem que a pessoa permaneça entre oito e doze horas sem se alimentar.

Já nos casos de pessoas com diabetes que precisam medir a glicemia capilar muitas vezes ao dia, os horários e o tempo após a alimentação devem ser orientados pelo médico, durante a consulta. Uma vez que o tempo de jejum pode variar de um exame para outro, também é importante questionar no laboratório de análises clínicas as condições necessárias para realizar o exame.

Nem todo exame de sangue deve ser feito em jejum

Diversos tipos de exames de sangue não precisam ser feitos em jejum. Os níveis de certas substâncias variam pouco ou nada com a alimentação. É o caso, por exemplo, da pesquisa de hepatites e do beta-HCG (exame de gravidez).

Conheça alguns outros exames de sangue que não precisam de jejum:

  • T4, livre, soro (T4L);
  • hormônio folículo estimulante, soro (FSH);
  • T3, soro (T3);
  • tireoide, anticorpos, soro (AATIRO);
  • estradiol, soro (E2);
  • hormônio luteinizante, soro (LH);
  • T4, soro (T4);
  • coagulograma, sangue total (COAG)*;
  • hemograma, sangue total (HT)*.

*Após dieta leve, não há necessidade de jejum.

É permitido tomar água durante o jejum?

Essa é outra dúvida bastante comum nos pacientes que precisam fazer coleta de sangue. Mesmo quando o exame de sangue deve ser feito em jejum, é permitido beber água. No entanto, só deve ser ingerida a quantidade suficiente para saciar a sede, pois o excesso pode alterar o resultado do exame.

Contudo, outros tipos de bebidas, como refrigerantes, chás e bebidas alcoólicas, devem ser evitadas, pois podem provocar alterações nos componentes do sangue. Na preparação para o exame de sangue para prolactina, além do jejum, é importante não realizar atividades físicas nos três dias que antecedem o exame.

Em todos os casos, no dia anterior ao exame de sangue, deve-se evitar fumar. As substâncias presentes no cigarro alteram os resultados da análise, principalmente na dosagem da glicemia e dos triglicerídeos. Além disso, os antibióticos, os anti-inflamatórios e as aspirinas influenciam nos resultados do exame de sangue. Devendo-se informar ao laboratório sobre as medicações utilizadas habitualmente.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.