O exame de gravidez deu negativo: posso estar grávida, mesmo assim?

O exame de gravidez deu negativo: posso estar grávida, mesmo assim?

03/05/2018 por

A partir do momento em que o exame de gravidez deu negativo, as mulheres tomam o resultado como definitivo. Contudo, tanto os testes de farmácia quanto o exame de sangue para detectar gravidez podem resultar em um falso negativo, caso o período em que tenham sido realizados não tenha sido o mais correto.

Por que meu exame de gravidez deu negativo?

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Em se tratando de um exame de sangue, realizado em laboratório, caso ele tenha sido feito antes dessa fase, o resultado poderá ser um falso negativo. Isso porque ainda não há uma quantidade de hormônio hCG circulante que seja suficiente para ser detectada pelo exame.

Já os testes de gravidez de farmácia, feitos com urina, demoram mais tempo ainda para acusar positivo, uma vez que a concentração do hormônio hCG na urina é bem menor que no sangue.

Qual o melhor momento para fazer o exame de gravidez?

É sempre recomendado que a mulher espere que a menstruação atrase, ao menos, um dia para procurar saber se está grávida. É possível, também, esperar o tempo adequado ao seu ciclo para começar a testar. Ou seja, é preciso saber a data certa que o seu ciclo dura. Daí é possível determinar uma data em que deveria fazer o teste de gravidez, seja caseiro ou de sangue.

Um teste de farmácia pode começar a dar positivo de 13 a 15 dias após a ovulação. Mesmo assim, bem discretamente. Em ciclos desregulados, saber quando fazer o teste de gravidez é mais complicado. É necessário entender como detectar o período de ovulação para fazer as contas e saber quando a menstruação deve descer e quando realizar o teste.

Para detectar a ovulação, observe a temperatura corporal que aumenta no período fértil. Além disso, o muco e o colo do útero sofrem diferenças nessa fase do ciclo. O muco que sai da vagina tem aspecto viscoso e transparente, e o colo do útero fica mais sensível e “macio”. Há mulheres que sentem dor ou desconforto abdominal quando estão ovulando. Esta é outra forma de detectar o período fértil e poder fazer as contas de quando fazer um teste de gravidez.

Fique atenta aos sintomas de gravidez

Além do atraso menstrual, existem outros sintomas que indicam gravidez. Eles geralmente se manifestam a partir da 5ª e 6ª semana de gestação. Mas isso varia de organismo para organismo.

Os sintomas iniciais incluem:

  • náusea e vômitos;
  • aumento da sensibilidade nas mamas;
  • fadiga;
  • aumento da frequência urinária.

Após a 5ª ou 6ª semana de gestação, o resultado do teste de gravidez é bem confiável. Por isso, caso a mulher apresente esses sintomas e o teste de gravidez tenha dado negativo, é recomendado procurar uma unidade de saúde para realizar uma consulta de avaliação clínica e até uma possível solicitação de ultrassonografia, caso seja necessário.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.