Laboratório de análises clínicas: como escolher o melhor - LabVida

Laboratório de análises clínicas: como escolher o melhor

01/12/2017 por

Escolher um laboratório de análises clínicas para realizar exames envolve diversos aspectos que devem ser considerados. Eles dizem respeito ao local em si e ao atendimento prestado.

Atualmente, existem várias opções de laboratório de análises clínicas. Aquele que se destaca atende aos requisitos de um estabelecimento que prioriza e oferece qualidade técnica para os seus pacientes.

Como escolher um laboratório de análises clínicas?

O fator principal e fundamental para decidir onde realizar os exames é saber se determinado estabelecimento executa a análise solicitada. Após isso, para se escolher o melhor laboratório de análises clínicas, o paciente deve considerar os seguintes aspectos do estabelecimento:

Indicadores de qualidade de um laboratório de análises clínicas

Associações de classe e organizações independentes atestam e auditam a qualidade e conformidade de processos. Isso vale, especialmente, para os laboratórios de análises clínicas.

Verifique se o local passou por processos de acreditação, certificação e programas de qualidade. Estes indicadores ajudam o paciente a escolher de forma consciente os laboratórios que seguem as melhores práticas.

As certificações e participações em programas possuem um prazo de validade e devem ser constantemente renovadas. Isso garante que os melhores laboratórios de análises clínicas busquem sempre aprimorar os seus processos e oferecer ferramentas de controle das suas atividades para mantê-las.

Organização e limpeza

Ao se escolher um laboratório de análises clínicas, avalie a organização do local. Note se os colaboradores responsáveis pela coleta e procedimentos utilizam luvas descartáveis e jalecos. Veja, também, se os tubos e frascos utilizados são descartáveis e identificados com o nome do paciente, além do código de controle.

Dê atenção, ainda, para a limpeza do estabelecimento. Observe se os boxes de coleta e áreas de espera são limpos e organizados e se as paredes são pintadas por tintas laváveis e em cor clara.

Especialização profissional

Os laboratórios de análises clínicas devem possuir um diretor técnico. Este é responsável pelos serviços realizados e pela assinatura dos laudos dos exames. Em muitos casos, é possível consultar o currículo do profissional responsável por cada tipo de procedimento.

Consulte a formação, as pós-graduações, os títulos de especialista e os cursos que o profissionais do laboratório realizaram. A experiência prática é muito importante, mas a educação formal atesta que o serviço está sendo realizado por um profissional especializado na área em que você necessita.

Dê prioridade a um atendimento humanizado

É necessário encontrar um laboratório de análises clínicas em que a equipe de profissionais saiba ouvir, compreender, aconselhar e respeitar as opiniões, queixas e necessidades dos pacientes.

Pode-se dizer que o atendimento humanizado significa a união entre o comportamento empático e ético, e o conhecimento técnico dos profissionais da saúde, para ofertar cuidados dirigidos aos anseios das pessoas.

A recepção de um paciente ao laboratório deve levar em conta alguns aspectos importantes, como:

  • pontualidade no atendimento com horário marcado;
  • cadastro organizado e atualizado com informações do paciente e dos exames;
  • garantia dos direitos do usuário (Código de Direitos do Usuário);
  • disponibilização de acompanhamento por seus familiares;
  • atendimento com agilidade e acolhimento;
  • preocupação com a sustentabilidade;
  • difusão de informações sobre saúde em seu site e no próprio local;
  • gestão participativa entre funcionários e pacientes.

Esses princípios devem ser cumpridos por um laboratório de análises clínicas qualificado. O paciente que necessita deste serviço deve estar atento a todos eles para poder escolher o melhor local para realizar os seus exames.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.