Para que serve o teste do pezinho e quando fazer - LabVida

Para que serve o teste do pezinho?

04/03/2018 por

Muitas pessoas não entendem para que serve o teste do pezinho, apesar de terem conhecimento de que é obrigatório realizá-lo nos primeiros dias de vida de um recém-nascido.

Este exame de sangue deve ser feito após as primeiras 72 horas de vida e caracteriza-se por uma pequena picada no calcanhar do bebê. Com ele, é possível detectar várias doenças e tratá-las ainda a tempo, antes que elas afetem o desenvolvimento da criança.

Para que serve o teste do pezinho e qual a sua importância?

A amostra de sangue recolhida identifica doenças metabólicas, infecciosas, congênitas e/ou genéticas. O exame é realizado somente após 72 horas do nascimento por um motivo simples, porém determinante: não ser influenciado pelo metabolismo da mãe. Além disso, o bebê precisa se alimentar antes, para garantir que os resultados sejam ainda mais precisos.

Abaixo, conheça algumas doenças que o teste do pezinho detecta:

Fenilcetonúria

A fenilcetonúria é uma doença genética que provoca a diminuição de uma enzima ligada ao metabolismo do aminoácido fenilalanina. A fenilalanina está presente em vários alimentos, como a carne, o leite e os ovos. Quando não é metabolizada adequadamente pela enzima, esse aminoácido se acumula no sistema nervoso central, comprometendo o desenvolvimento neurológico da criança. Além disso, provoca uma mudança radical na alimentação do bebê, por toda a sua vida.

Hipotireoidismo congênito

No hipotireoidismo congênito, há uma deficiência na produção de hormônios da glândula tireoide. Estes são essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso. A falta desses hormônios pode causar problemas intelectuais e comprometer o desenvolvimento físico.

Anemia falciforme

Esta é uma das das principais doenças que justificam para que serve o teste do pezinho. A anemia falciforme é um tipo de anemia hereditária, em que os glóbulos vermelhos do sangue assumem o formato de” foice” ou “meia-lua”, prejudicando sua passagem pelas veias e artérias. Isso pode acarretar em falta de oxigenação no organismo e gerar complicações em praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo.

Hiperplasia adrenal congênita

Também conhecida como hiperplasia congênita de suprarrenais, esta doença compreende uma série de irregularidades nas glândulas suprarrenais. Essas anormalidades podem causar alteração no desenvolvimento dos genitais externos tanto de recém-nascidos do sexo masculino quanto do sexo feminino. No sexo feminino, a alteração hormonal pode deflagrar características sexuais masculinas, como pelos e aumento desproporcional do clitóris.

Já no sexo masculino, pode causar o aumento do pênis e o surgimento precoce de pelos. Em relação a ambos os sexos, a doença pode ocasionar perda exagerada de sais minerais e um acúmulo de potássio no organismo já na primeira semana de vida, podendo, em alguns casos, ocasionar o óbito do recém-nascido.

Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética que representa a deficiência no transporte dos elementos químicos cloro e sódio nas membranas celulares. Isso ocasiona a produção de uma secreção espessa que pode provocar obstrução nos pulmões. A condição provoca dificuldades respiratórias, e facilita a proliferação de bactérias.

Deficiência de biotinidase

Esta doença genética é caracterizada por um defeito na utilização da vitamina biotina (B7), que se origina da alimentação. Ela é tratada com o consumo de suplementos de biotina e, com o tratamento, os pacientes geralmente não apresentam sintomas. Quando não tratada, pode causar convulsões, alterações na coordenação motora, fraqueza muscular, queda de cabelos, lesões de pele e atraso no desenvolvimento da criança.

As doenças citadas acima fazem parte da triagem básica do teste do pezinho. É possível ampliá-la para uma análise mais abrangente de doenças. Mas fica a critério dos pais ou responsáveis pelo recém-nascido solicitar uma investigação mais profunda.

Também podem ser incluídos no exame do pezinho a detecção de doenças como o HIV, doença de Chagas, rubéola, sífilis e citomegalovírus.

Como é feito o teste do pezinho?

Em um laboratório de análises clínicas, é retirada uma amostra de sangue do calcanhar do bebê para análise. A coleta acontece nessa região em virtude do grande fluxo sanguíneo que ali existe.

O pedido do teste do pezinho, normalmente, é realizado por um médico pediatra. Quando há alguma alteração nos resultados do teste, uma nova coleta é solicitada para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Sempre que houver dúvidas sobre para que serve o teste do pezinho, consulte um pediatra.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.