Saiba como é feito o exame de PSA - LabVida

Saiba como é feito o exame de PSA

05/12/2017 por

O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma das principais solicitações feitas por médicos urologistas para a detecção precoce do câncer de próstata ou outras doenças, como a hiperplasia prostática benigna.

O exame não substitui o procedimento de toque retal, e sim, o complementa. O exame de toque é extremamente importante para a investigação do câncer na próstata. Apesar de ser considerado desconfortável, o toque é rápido e prático. Pode ser utilizado, também, para determinar se o tumor pode vir a se disseminar para os tecidos vizinhos e para detectar reincidência após o tratamento.

Como é realizado o exame de PSA?

O exame de PSA é feito através da coleta de uma pequena amostra de sangue. É preciso haver alguns cuidados para evitar resultados falsos. É recomendado aos pacientes que precisam fazer o exame de PSA:

  • jejum de quatro horas;
  • evitar a ejaculação, andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo, dois dias antes da coleta;
  • evitar o uso de supositório, sondagem uretral ou a realização do toque retal três dias antes da coleta;
  • não realizar cistoscopia cinco dias antes da coleta;
  • evitar exame de ultrassonografia transretal um dia antes da coleta;
  • evitar o exame de colonoscopia ou retossigmoidoscopia 15 dias antes da coleta;
  • evitar o exame de estudo urodinâmico 21 dias antes da coleta.

Dependendo do laboratório de análises clínicas em que será feita a coleta do sangue, poderão ser orientados outros cuidados anteriores ao procedimento. A análise do resultado do exame deve ser feita pelo médico que o solicitou, em conjunto com o histórico do paciente e o exame clínico.

Quando é necessário realizar o exame de PSA?

O exame de PSA deve ser realizado após o exame de toque retal, para a confirmação do diagnóstico da presença de câncer na próstata ou outras doenças.

O PSA é uma proteína encontrada naturalmente no sangue e nas células da próstata. De acordo com os resultados laboratoriais e exames complementares, o médico urologista pode formar um diagnóstico com precisão e estudar os tratamentos, caso o resultado indique a presença de uma doença.

Outros fatores que podem aumentar o PSA no sangue

Além do câncer de próstata, outros fatores podem causar o aumento do PSA no sangue, como:

  • inflamação da próstata, conhecida por prostatite aguda ou crônica;
  • infecção urinária ou genital;
  • retenção urinária aguda;
  • hipertrofia benigna da próstata, conhecida por HBP;
  • realização de procedimentos médicos, como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirurgia da próstata ou ressecção transuretral da próstata.

Periodicidade da realização do exame de PSA

A coleta de sangue para a realização do exame de PSA deve ser feita de acordo com a avaliação do médico. Porém, é recomendado que o procedimento de diagnóstico e prevenção do câncer (que inclui consulta médica e exame de toque) seja feito anualmente, a partir dos 40 anos.

É válido lembrar que o câncer de próstata tem chances de cura muito maiores quando a doença é detectada precocemente. Portanto, não deixe de realizar os exames que o seu médico solicitar.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.