Exames para descobrir o sexo do bebê funcionam? - LabVida

Exames para descobrir o sexo do bebê funcionam?

25/06/2018 por

Quando ocorre uma gravidez, uma curiosidade que vem em seguida é sobre os exames para descobrir o sexo do bebê. Para estes casos, existe a ultrassonografia e o exame de sexagem fetal. Este último pode dar a resposta muito antes da ultrassonografia, por exemplo..

Tipos de exames para descobrir o sexo do bebê

Sem dúvidas, a ultrassonografia é o exame mais utilizado para descobrir se o bebê é menino ou menina. Mas a gestação deve ter, pelo menos, 15 ou 16 semanas para que seja possível afirmar o sexo com certeza. No entanto, não é nada incomum que a imagem esteja pouco nítida, que o bebê esteja com as pernas fechadas ou que haja algo dificultando a visualização do sexo.

Além desse, outro exame para descobrir o sexo do bebê é o teste de sexagem fetal. Ele é a escolha daquelas pessoas que não querem esperar o tempo necessário para ver o sexo pela ultrassonografia. Isso porque esse tipo de exame, que é realizado pelo sangue da mãe, pode ser feito bem mais cedo do que o exame de imagem, a partir da oitava semana de gestação.

o exame de sexagem fetal, oferecem quase cem por cento de garantia no resultado, pois para determinar o sexo do bebê, esse exame detecta a presença ou não do cromossomo Y na mãe, a partir da análise de uma amostra de sangue. Sendo assim, a principal diferença entre esses tipos de exame é que os de laboratório são muito mais seguros que o de farmácia.

Mitos relacionados aos exames para descobrir o sexo do bebê

Formato da barriga da mãe pode identificar o sexo do bebê – MITO

É impossível descobrir o sexo do bebê apenas pelo formato da barriga da grávida. O formato e o tamanho da barriga da mãe não têm relação alguma com o sexo do bebê, mas, sim, com o tônus muscular do abdômen, o biotipo da mãe, o tamanho e o peso do bebê, a posição do feto, a idade gestacional e a quantidade de peso que a mãe ganhou durante a gravidez.

A frequência cardíaca do feto é diferente entre meninos e meninas – MITO

Diversos estudos tentaram estabelecer uma relação entre a frequência cardíaca do feto e o seu sexo, mas a imensa maioria demonstrou não haver nenhuma ligação. Um estudo de 1999, porém, sugeriu que, nos dias que antecedem o parto, e apenas neste momento, os batimentos cardíacos das meninas são mais acelerados que os dos meninos. Não existem outros estudos que comprovem essa relação. E mesmo que existissem, um método que só é capaz de definir o sexo do bebê a poucos dias do parto é irrelevante.

O tipo de movimento de uma aliança suspensa por fio acima da barriga da mãe pode identificar o sexo do bebê – MITO

Essa teoria é tão desprovida de base científica que nunca ninguém se dispôs a fazer um estudo sobre ela. O movimento da aliança depende de quem a está segurando, e não da barriga da mãe, que não tem contato nenhum com o objeto.

Outro fator importante de ser lembrado é que os bebês não são seres dotados de magnetismo para poderem, à distância, interferir no movimento de objetos metálicos.

Tabela chinesa baseada na idade lunar detecta sexo do bebê com 99% de acurácia – MITO

Diz a lenda que uma tabela chinesa, de mais de 700 anos, encontrada enterrada na tumba de um imperador, consegue prever, a partir da idade lunar da mãe e do mês da concepção, o sexo do bebê com 99% de segurança.

Um  estudo realizado sobre essa crença  e fornece a comprovação científica de que a tabela não tem 99% de eficácia. Foram avaliadas a gravidez de 2.8 milhões de mulheres entre os anos de 1973 e 2006, com o seguinte resultado: a tabela chinesa possui uma taxa de acerto próxima a 50%.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.