É preciso fazer exame de sangue na gravidez? - LabVida

É preciso fazer exame de sangue na gravidez?

17/06/2018 por

Sim, é necessário realizar exame de sangue na gravidez. O procedimento faz parte do acompanhamento pré-natal (período que precede o nascimento do bebê), o qual é fundamental para garantir o sucesso da gestação.

Os exames de sangue auxiliam na análise da saúde da mãe e do bebê, assim como no rastreamento e diagnóstico de possíveis doenças e complicações futuras, como a pressão alta e o parto prematuro.

A recomendação médica é a de realizar, no mínimo, seis exames de sangue ao longo dos nove meses de gestação. Boa parte das visitas médicas são dedicadas aos exames laboratoriais, feitos de acordo com o trimestre e as condições específicas de cada grávida, como a idade, histórico de saúde, etc..

Conheça cada exame de sangue na gravidez

Exames de sangue do primeiro trimestre

O primeiro trimestre da gestação é quando ocorrem as principais mudanças no corpo da mulher, assim como o desenvolvimento das estruturas do bebê. No início do pré-natal, é necessário consultar, também, um nutricionista, tanto para garantir que a gestante esteja consumindo todos os nutrientes necessários, quanto para controlar o ganho de peso.

Outro detalhe importante é que todas as grávidas devem ingerir um suplemento de ácido fólico, que são vitaminas do complexo B, durante o primeiro trimestre, para prevenir malformações no cérebro e na medula espinhal do bebê.

Lista dos exames de sangue:

  • hemograma completo, para o diagnóstico da anemia;
  • tipagem sanguínea (ABO/Rh), para averiguar a compatibilidade sanguínea do casal;
  • COOMBS indireto. Caso o Rh da gestante for “negativo”, ela terá de realizá-lo durante todos os meses de gestação;
  • glicemia de jejum, para detectar se há predisposição ao diabetes gestacional;
  • anti HIV 1 e 2;
  • VDRL, para rastrear, na mãe, a bactéria que causa a sífilis;
  • sorologia para toxoplasmose;
  • sorologia para rubéola;
  • sorologia para hepatites B e C;
  • sorologia para citomegalovírus.

Exames de sangue do segundo trimestre

Neste período, o bebê está se desenvolvendo mais rapidamente e, desta forma, as gestantes costumam ganhar um pouco mais de peso, o que pode acarretar em dores nas costas, abdômen e virilha. Desde que o obstetra autorize, é possível praticar exercícios físicos moderados para fortalecer os músculos e melhorar o bem-estar, de modo geral.

Lista dos exames de sangue:

  • COOMBS indireto, para os casos em que o fator Rh sanguíneo da gestante for “negativo”;
  • repetição da sorologia para toxoplasmose, se necessário.

Exames de sangue do terceiro trimestre

Nesta fase, o bebê está ainda maior e começa a pressionar alguns órgãos da gestante, que pode apresentar dificuldades para respirar. Isso também aumenta a frequência urinária, fazendo com que a mulher tenha de ir ao banheiro mais vezes. A gestante pode, ainda, sentir azia, inchaço nos tornozelos, rosto e até mesmo hemorroida nesta etapa final.

Lista de exames de sangue:

  • hemoglobina e hematócrito, para avaliar o risco de anemia, entre 32 e 34 semanas;
  • COOMBS indireto, para os casos em que o fator Rh sanguíneo da gestante for “negativo”;
  • repetição da sorologia para toxoplasmose, caso seja necessário;
  • repetição do exame de HIV, VDRL (sífilis).

O exame de sangue na gravidez tem uma lista extensa. Mas são apenas alguns dos que a grávida poderá ter de fazer. Existem, ainda, outros exames mais específicos que o obstetra pode solicitar, dependendo da idade e do histórico de saúde da gestante.

Outros fatores que podem exigir mais exames de sangue são doenças como diabetes e hipertensão. A quantidade e a frequência dos exames também pode variar de gestante para gestante. É preciso conversar com o obstetra para esclarecer todas as dúvidas que surgirem em cada etapa e, assim, ter uma gravidez saudável e tranquila.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.