5 hábitos alimentares prejudiciais para a saúde - LabVida

5 hábitos alimentares prejudiciais para a saúde

25/05/2018 por

Cada vez mais, praticamos hábitos alimentares prejudiciais para a saúde. E esse é um dos motivos que impede que as pessoas mantenham seu peso ideal.

Quando vamos ao supermercado, enxergamos diversos alimentos extremamente saborosos, mas que, ao mesmo tempo, não trazem quase nenhum benefício ao organismo e, consequentemente, à saúde. Outro ponto importante de se destacar é que não é o consumo pontual destes alimentos que nos afeta, mas sim, a rotina de ingeri-los a toda hora.

O que ocasiona os hábitos alimentares prejudiciais para a saúde

  • A correria do mundo atual, associada à falta de tempo para se alimentar, ocasionando a preferência por fast foods, ao invés de uma alimentação balanceada;
  • o frequente consumo de produtos industrializados, preferência esta que tem como consequência um apetite desordenado;
  • a má mastigação e horários de refeição irregulares, proporcionando má digestão e, consequentemente, problemas no sistema digestivo;
  • a frequente utilização de produtos com elevada quantidade de sal, que contribuem para o desenvolvimento da hipertensão arterial, e aditivos químicos que, quando utilizados, podem desencadear tumores malignos.

Conheça cinco hábitos alimentares prejudiciais para a saúde

Comer de forma rápida

Comer rapidamente faz com que a comida não seja mastigada de forma correta. Como resultado, a função do estômago torna-se mais trabalhosa. Ao longo dos anos, essa sobrecarga estomacal pode ocasionar o desenvolvimento de doenças como a gastrite e a úlcera.

Além disso, o hábito de ingerir rapidamente o alimento afeta a sensação de saciedade, ou seja, o cérebro demora mais tempo para entender o sinal de ingestão alimentar e inibir a fome, uma vez que o processo de inibição do apetite se retarda, deixando que a pessoa coma mais do que o suficiente.

Ingerir muita carne vermelha

Após diversos estudos, foi comprovado que ingerir muita carne vermelha pode sobrecarregar os rins. Para relembrar, os rins têm a função de eliminar substâncias que não são utilizadas pelo organismo, após o processo de digestão dos alimentos. Como a carne vermelha é fonte de proteína animal, ela não deve ser consumida de maneira exagerada, pois é rica em gordura saturada e colesterol.

Alimentar-se sob estresse

Em geral, a pessoa que se alimenta sob condição de estresse acaba comendo mais rápido e em maior quantidade. Além disso, especialistas afirmam que costumamos descontar os sentimentos de ansiedade e tensão nas refeições.

Comer com a atenção desviada

Um grande erro, que é praticado por uma grande parte da população, é se alimentar enquanto assiste televisão ou enquanto está trabalhando, por exemplo. Como a pessoa presta menos a atenção ao que está ingerindo, ela acaba consumindo uma quantidade maior de alimentos do que seria necessário.

Não diversificar a alimentação

Para especialistas, o principal erro dos hábitos alimentares é a não diversificação dos alimentos. Ou seja, a pessoa não ingere os nutrientes necessários para manter uma vida saudável e equilibrada.

É sabido que os hábitos alimentares incorretos podem trazer grandes prejuízos à saúde. Por isso, para poder manter uma vida saudável, é preciso reconhecer quais erros estão sendo cometidos e tentar corrigi-los da melhor maneira possível.

Após conhecer um pouco mais sobre alguns hábitos alimentares prejudiciais para a saúde, vale a pena rever quais estão presentes no seu dia a dia e mudá-los, pois, com certeza, adotar uma atitude como essa resultará em grandes benefícios.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.