Quanto custa um exame de DNA? Conheça os tipos do procedimento

Quanto custa um exame de DNA?

02/01/2018 por

A dúvida sobre quanto custa um exame de DNA, provavelmente, já surgiu na cabeça de todas as pessoas que necessitam realizar o teste de paternidade. E, não se engane,  o exame de DNA é uma prática cada vez mais comum, atualmente.

Muitas pessoas desejam fazer esse exame para sanar alguma dúvida com relação a algum parente. Pode ser um irmão, um filho ou até mesmo entes queridos que já faleceram. E cada teste é diferente do outro. o exame de DNA possui um custo, que irá depender do seu tipo e da qualidade do laboratório em que ele será feito.

Antes de saber quanto custa um exame de DNA, conheça seus tipos

A realização do teste para investigação de paternidade pode ser realizado em três módulos, de acordo com a escolha e as necessidade dos solicitantes. Estes módulos podem interferir em quanto custa um exame de DNA:

Exame TRIO

O exame TRIO ocorre quando há a necessidade da coleta de material biológico da mãe, do filho(a) e do suposto pai. A coleta é realizada, obrigatoriamente, na presença dos três, e não há a necessidade de jejum. Mãe, filho(a) e suposto pai precisam apresentar seus documentos de identificação. Quando a mãe e/ou o suposto pai forem menores de idade, também deve haver autorização e cópia do documento do responsável legal.

Exame DUO

O exame DUO ocorre quando há a necessidade de se coletar material biológico somente do filho(a) e do suposto pai. Este tipo de coleta pode ser realizada, apenas, caso a criança seja registrada em nome do suposto pai (comprovado através de certidão de nascimento) ou com autorização e cópia do documento de identificação da mãe ou responsável legal da criança. Neste último caso, o responsável deve presenciar a coleta ou encaminhar declaração de consentimento. Em todas as situações, é necessário o encaminhamento da cópia da documentação de identificação de todos os envolvidos. Quando o filho é maior de idade, não é preciso autorização. Neste tipo de exame também não é preciso fazer jejum.

Exame de Reconstrução

O exame de reconstrução ocorre quando o suposto pai já é falecido. Neste caso, é necessário apresentar a certidão de óbito. O exame pode ser feito sem que a pessoa esteja em jejum. Tanto a mãe quanto o(a) filho(a) devem apresentar seus documentos de identificação.

Como funciona um exame de DNA?

Antes de saber quanto custa um exame de DNA, é preciso entender que a medicina teve significativos avanços, em se tratando da eficácia e da qualidade dos exames de DNA paterno, por exemplo. De forma geral, o teste analisa, pelo DNA de dois indivíduos diferentes, se há algo em comum entre eles.

Quando o ser humano é gerado, a partir da fusão entre óvulo e espermatozoide. Tem-se, também, a fusão de metade das características do pai e da mãe, que são passadas como herança genética ao bebê.

E, no exame de DNA, são estas heranças genéticas que são analisadas para se chegar à conclusão sobre se um indivíduo é pai, ou não, de outro. Mas, para que isso aconteça, é necessário procurar um laboratório de qualidade.

Passo a passo do exame de DNA

  1. Inicia-se retirando qualquer célula existente no organismo das pessoas que irão realizar o teste, desde que esta possua um núcleo. É mais frequente a análise do sangue ou a saliva dos pacientes. Estas são as amostras que apresentam maior porcentagem de sucesso no diagnóstico. Mas, pode-se utilizar fios de cabelo com a raiz incluída, o sêmen e fragmentos de pele.
  2. Após recolher as amostras dos pacientes, elas são ampliadas, de forma a aumentar a quantidade de DNA presente nelas. Procede-se à análise de 13 a 19 trechos de DNA (polimórficos), muito específicos em cada ser humano.
  3. O que determina a informação presente no código genético é a sequência em que aparecem os nucleotídeos, que são “bloquinhos” que formam as longas cadeias de DNA.
  4. Concentrando-se na sequência de nucleotídeos, os cientistas procuram descobrir quantas vezes ela se repete e comparam-na com a sequência presente no DNA do pai e da mãe.
  5. O resultado é interpretado por um equipamento a laser, que produz uma imagem computadorizada com “tracinhos” que representam o DNA do filho,  da mãe e do suposto pai. Os tracinhos do filho, necessariamente, devem estar dispostos ao mesmo nível que o do pai ou da mãe. Caso os “tracinhos que não corresponderem à mãe, correspondam aos “tracinhos” do suposto pai, configura-se positiva a paternidade.

Onde fazer um exame de DNA?

Para além de saber quanto custa um exame de DNA, é necessário entender que ele deve ser realizado em um laboratório de qualidade e que seja especializado neste tipo de teste. É preciso analisar se o laboratório possui todos os pré-requisitos exigidos pela legislação, para atuar neste tipo de serviço.

Dê preferência para os laboratórios que são reconhecidamente sérios e comprometidos com as suas análises. O exame de DNA é muito importante para quem necessita realizá-lo, mas não há um preço específico para o teste. Portanto, a escolha deve se basear na qualidade do serviço prestado, e não em quanto custa um exame de DNA.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.