Menstruação interfere no resultado do exame de urina? - LabVida

Menstruação interfere no resultado do exame de urina?

18/05/2018 por

Uma dúvida que sempre surge nas pacientes é saber se a menstruação interfere no resultado do exame de urina. A resposta para a pergunta é sim. Estar menstruada interfere no resultado do exame, pois o sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada no resultado. O laboratório e, até mesmo, o clínico poderia interpretar que seria um problema e até uma patologia urinária.

Portanto, é recomendado que, quando a mulher estiver menstruada, faça os exames de urina solicitados pelo médico após terminar o período, a não ser que o médico tenha urgência para ver o resultado. Mesmo assim, sabendo que a menstruação interfere no resultado do exame de urina, o profissional deverá ser comunicado de que o exame foi realizado com amostra coletada durante o período menstrual. Por isso, a paciente deve informar ao laboratório que ela está menstruada, para que os responsáveis pela coleta do exame informem este dado no laudo.

Por que a menstruação interfere no resultado do exame de urina?

A presença de sangue na urina, condição conhecida, também, como hematúria, pode indicar uma série de graves patologias, como:

  • lesões na bexiga;
  • câncer renal;
  • pedras nos rins;
  • infecções;
  • dentre outras doenças.

Quando a urina de uma mulher no período menstrual é analisada em laboratório e são encontrados eritrócitos (hemácias), o médico é levado a pensar em uma série de diagnósticos, muitas vezes distantes do que realmente a paciente pode estar apresentando, levando a exames desnecessários ou, no pior dos casos, tratamentos equivocados.

Alguns casos exigem que o exame seja feito com a máxima urgência. Especificamente nessas situações, o exame de urina pode ser realizado desde que a paciente faça a higiene da vulva rigorosamente, ensaboando e enxaguando abundantemente a área para tentar, ao máximo, evitar a contaminação da urina com resquícios da menstruação.

É importante lembrar que não se aconselha o uso de toalhas ou papel higiênico para se secar antes de coletar a urina, pois pequenos fragmentos de papel ou fibras podem contaminar a amostra.

A paciente também pode optar por fazer uso de um absorvente interno antes do exame, para ter uma maior segurança de que não haverá escape de sangue no momento da coleta.

Qual o melhor momento para a paciente realizar o exame de urina?

Os exames de urina, secreções vaginais e preventivos para câncer de colo e HPV devem, caso não haja urgência, ser realizados após uma semana do início da menstruação. A paciente sempre deve avisar ao laboratório de sua condição menstrual.

Já em exames de sangue, geralmente, a menstruação não altera os resultados. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental informar ao médico em que período do ciclo menstrual o seu exame foi realizado.

O que precisa ficar claro é que a paciente não deve omitir a informação de que está menstruada aos profissionais da saúde. Não é raro as pacientes levarem o pote de urina até o laboratório e, quando a atendente recebe o frasco e observa que a amostra está com coloração avermelhada, pergunta para a paciente se ela está menstruada e esta, por sua vez, dá uma resposta negativa, com receio de ter de colher uma nova amostra.

Para que serve o exame de urina?

O exame de urina serve para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário, existindo três tipos principais:

Exame de urina tipo 1

Caracterizado pelos exames de urina de rotina e de urocultura, que geralmente são realizados em um laboratório de análises clínicas. Nenhum deles necessita de jejum.

O exame de urina tipo 1 é o mais comum, pois é um bom indicativo geral da saúde, mas existem outros parâmetros que também devem ser levados em consideração. Também chamado de exame de urina EAS – Elementos Anormais do Sedimento, serve para analisar o pH da urina, mas, também, avalia a presença de:

  • nitritos;
  • proteínas;
  • urobilinogênio;
  • densidade;
  • cetonas;
  • leucócitos;
  • glicose;
  • bilirrubina;
  • sangue.

Antes da coleta, deve-se limpar a região íntima, rejeitar o primeiro jato, para eliminar as impurezas da uretra, e só depois coletar a urina restante. Este exame de urina não deve ser realizado nem durante nem logo após a menstruação.

Informações sobre o exame de urina de 24 horas

O exame de urina de 24 horas ajuda a identificar pequenas alterações na urina ao longo do dia e é feito acumulando-se em um recipiente toda a urina eliminada durante o dia. Depois, essa amostra é levada para o laboratório e são feitas análises para verificar a sua composição e quantidade, ajudando a identificar problemas de filtração nos rins, perda de proteínas e até pré-eclâmpsia na gravidez. A menstruação interfere no resultado do exame de urina de 24 horas, portanto, é indicado não realizá-lo no período.

Exame de urina para detectar gravidez

O exame de urina pode detectar gravidez, também, através da análise da quantidade do hormônio hCG (Gonadotrofina Coriónica Humana) na urina. Este exame é confiável, contudo, quando o teste é feito muito cedo ou de forma incorreta, o resultado pode ser falso. O momento ideal em que este teste deve ser realizado é, no mínimo, uma semana após o dia em que a menstruação deveria ter aparecido, de manhã, após acordar, utilizando a primeira urina do dia.

Mesmo quando o exame é realizado no tempo certo, o resultado poderá ser falso negativo porque o organismo pode ainda não ter produzido o hormônio hCG em quantidade suficiente para ser detectado. Neste caso, deve-se fazer um novo teste após uma semana. Este exame de urina é específico para detectar a gravidez. Logo, outros exames de urina, como o tipo 1, por exemplo, não detectam a condição.

Como se preparar para o exame de urina

Agora que já se sabe que a menstruação interfere no resultado do exame de urina, é bom saber como se preparar. Geralmente, não é necessário qualquer tipo de cuidado especial antes de fazer o exame de urina. No entanto, alguns médicos podem pedir para que se evite o uso de suplementos de vitamina C, laxantes com antraquinonas ou antibióticos, como o metronidazol, alguns dias antes, já que podem alterar os resultados.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.