Aprenda como superar o medo de tirar sangue - LabVida

Aprenda como superar o medo de tirar sangue

17/01/2018 por

Saber como superar o medo de tirar sangue é o desejo de todas as pessoas que sofrem ao terem que passar por esta situação. É interessante que se explique as diferentes maneiras de alcançar esse resultado.

É sabido que, por questões de saúde, às vezes, é necessário retirar amostras sanguíneas para que seja possível verificar diversas condições do corpo humano, como a presença de doenças, ou mesmo a falta de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Dicas de como superar o medo de tirar sangue

A análise sanguínea é uma das formas mais práticas e precisas de se detectar certas doenças e patologias. E o medo de tirar sangue pode fazer com que as pessoas tenham receio de irem ao médico, impossibilitando o diagnóstico delas. Este fator é muito perigoso para a saúde, podendo colocá-la em risco.

As formas de como superar o medo de tirar sangue estão relacionadas diretamente com a causa da fobia. Em algumas pessoas, o medo está associado à agulha e às seringas (aicmofobia), em outras, a fobia diz respeito ao sangue (hemofobia). Caso você esteja tentando superar a fobia de tirar sangue, confira as dicas abaixo para aprender a enfrentá-la:

Controle os seus pensamentos

Comece tentando mudar a forma como você enxerga a necessidade de tirar sangue. Normalmente, a melhor maneira de superar qualquer receio é tentar alterar a maneira como se pensa sobre aquilo.

Corrigir distorções cognitivas, como o pensamento insistente de que acontecerá algo ruim ao corpo se uma agulha for inserida nele, ou mesmo que você não suportaria a ideia de retirar sangue do organismo, enfatiza ainda mais esse medo na sua mente. É preciso automatizar o pensamento para ideias mais positivas, como a noção de que o procedimento será realizado para proteger a sua saúde.

Saiba identificar as situações que lhe causam medo

Registre as situações que lhe causam medo. Para diversas pessoas, apenas ver uma imagem de um exame de sangue já causa fobia. Faça anotações dos momentos que lhe deixam desconfortável. Essa prática é, psicologicamente falando, muito eficaz para que as pessoas possam externalizar os seus medos. O exercício ajuda, também, a se conseguir, a partir das anotações, chegar a uma solução mais prática.

Desvie o foco quando for tirar sangue

No momento em que você estiver prestes a tirar sangue, concentre-se em um ponto na parede e respire profundamente, com o diafragma, enquanto ocorre o procedimento. Outros tipos de exercícios como a meditação também irão reduzir o seu estresse e ansiedade no momento de ser picado por uma agulha.

Medite antes de se dirigir ao local do procedimento, ou instantes antes, na sala de espera do estabelecimento. É aconselhável, ainda, evitar olhar para o procedimento enquanto o profissional de saúde faz o exame.

A ajuda de um profissional de saúde pode ser útil

Discuta como superar o medo de tirar sangue com o profissional de saúde que lhe atender. A experiência dele, com certeza, irá ajudá-lo a amenizar o problema.

Peça para o profissional lhe avisar quando o procedimento iniciar. Isso ajuda a não ser “pego de surpresa” e dá tempo para você desviar o olhar.

Pergunte se é possível usar uma agulha menor. A menos quando é preciso retirar uma quantidade muito grande de sangue, o procedimento ocorre com uma agulha menor.

E, o mais importante: não esconda que tem medo de tirar sangue, de agulhas ou de seringas. É mais fácil tratar o problema quando já há a consciência racional de que ele existe. Os tratamentos também serão mais bem sucedidos se houver comprometimento do paciente em querer saber como acabar com o medo de tirar sangue.

Nosso material tem caráter meramente informativo e não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.